Tênis – benefícios para a saúde

O tênis é um esporte muito popular na Austrália e é praticado por pessoas de todas as idades. O tênis pode ser jogado por duas pessoas (chamados de ‘play single’) ou quatro pessoas (‘duplas’). Os jogadores usam raquetes para acertar a bola por cima da rede para o outro lado da quadra.

Um jogo de tênis envolve uma variedade de tipos de jogo, incluindo sacar a bola por cima da rede, ralis (quando a bola é rebatida para frente e para trás entre os adversários), movimentos rápidos e jogo estratégico.

O tênis pode ser praticado como esporte ou como atividade recreativa com amigos e familiares. De qualquer forma, jogar tênis é um bom esporte para manter a saúde, o preparo físico, a força e a agilidade. Foi calculado que um jogo de tênis de uma hora de duração queima cerca de 600 calorias para homens e 420 calorias para mulheres.

Além dos benefícios de condicionamento físico e saúde física, o tênis também oferece vários benefícios sociais e de saúde mental.

Procurando a melhor Bola de Tênis para suas partidas? Confira agora mesmo.

Benefícios do tênis para a saúde

O tênis pode ser um ótimo treino e muita diversão. Jogar tênis traz muitos benefícios à saúde, incluindo:

  • aumentando as capacidades aeróbicas
  • diminuindo a frequência cardíaca e a pressão arterial em repouso
  • melhorando a função metabólica
  • aumentando a densidade óssea
  • diminuindo a gordura corporal
  • melhorando o tônus ​​muscular, força e flexibilidade
  • aumentando os tempos de reação.

Outros benefícios do tênis

Além de ser um ótimo treino físico, o tênis também é:

  • um esporte sem impacto
  • uma ótima maneira de conhecer pessoas e passar tempo com amigos
  • adequado para todas as idades e níveis de habilidade. Seja qual for o seu nível, você pode encontrar alguém com habilidades semelhantes para jogar com
  • útil para reduzir o estresse
  • não depende da juventude ou força – você pode jogar pelo resto da vida ou começar o jogo em qualquer idade
  • tocou em toda a Austrália e em muitas partes do mundo.

Começando a jogar tênis

O tênis é muito popular na Austrália e é jogado em competições organizadas e também em jogos sociais. Para jogar tênis você precisa de uma raquete, uma bola, uma quadra com rede e um adversário.

Quadras de clubes e quadras públicas estão disponíveis para aluguel na maioria dos subúrbios e cidades. Se você não conseguir encontrar alguém para jogar contra muitos clubes de tênis organizam jogos sociais, competições e torneios que proporcionarão outros jogadores de tênis para você jogar com e contra. Alternativamente, se você não tem um parceiro de tênis, você sempre pode praticar suas habilidades jogando uma bola de tênis contra a parede.

Evitando lesões de tênis

Evite jogar com uma doença ou lesão pré-existente. Em caso de dúvida, converse com um médico.

Aqueça os músculos e articulações antes de entrar na quadra.

Mantenha um nível de condicionamento físico adequado. Realize exercícios de condicionamento e treinamento específicos para as demandas físicas do tênis.

Ocasionalmente, podem ocorrer lesões causadas pela repetição de tacadas no tênis. A técnica correta e jogar o volume de tênis apropriado para seus níveis de aptidão podem prevenir lesões. Certifique-se de que tem muitos líquidos à mão e beba regularmente.

Jogue em um nível de acordo com sua idade e condição física.

Se as condições da quadra estiverem molhadas, considere jogar dentro de casa ou adiar a partida, especialmente se a superfície for escorregadia.

Coisas para lembrar

O tênis é um bom esporte para manter a saúde, preparo físico, força e agilidade. Também traz benefícios sociais e psicológicos.

Você pode jogar com um clube ou com amigos e familiares como uma atividade social.

Certifique-se de que tem muitos líquidos à mão e reidrate regularmente.

Não exagere. Misture sua atividade física com outros esportes de baixo impacto.