Dicas para ansiedade – Saiba quais são.

A ansiedade pode ser uma reação necessária e essencial se nos permitir nos preparar para uma situação de risco e, assim, estar mais bem equipados para enfrentá-la. Mas quando se manifesta de forma excessiva (em intensidade ou em duração) e não é tratada ou aliviada, a ansiedade pode dar lugar a um transtorno de ansiedade generalizada ou mesmo à depressão, levando a transtornos psicológicos. e fisiológica paralisando a pessoa e colocando-a em um estado de sofrimento significativo.

No entanto, existem dicas que podem ser adotadas no dia a dia para combater a ansiedade, que apresentamos a você neste artigo, se não surtirem efeito você pode também consultar psicologo.

COMO IDENTIFICAR A ANSIEDADE

Acima de tudo, é necessário saber identificar a ansiedade e, para isso, poder diferenciá-la, nomeadamente do stress e do medo.

O ESTRESSE

estresse é uma reação fisiológica natural do nosso corpo em resposta a uma situação de ligação difícil, geração de pressão, risco e perigo. A situação é real e sobretudo presente (profissional, amorosa, familiar, etc.).

O MEDO

medo é uma reação emocional ligada a uma ameaça identificável e percebida, e geralmente provoca comportamentos defensivos: fuga, resposta de esquiva. O medo, portanto, também diz respeito a um evento presente.

ANSIEDADE

A ansiedade é mais difusa, está menos ligada a uma situação imediata ou a um estímulo identificável (a pessoa ansiosa pode não saber porque está ansiosa, ao contrário de uma pessoa que tem medo), pode estar associada a um evento do futuro (medo e expectativa de um evento negativo) enquanto o estresse está associado a uma situação vivida atualmente. A pessoa ansiosa sente ansiedade quanto ao futuro, tem medo do imprevisto ou do pior.

A ansiedade pode causar vários efeitos fisiológicos : tensão, náusea, fadiga, dor de cabeça, coração acelerado, tontura, fraqueza muscular, dor torácica e abdominal, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

Os efeitos psicológicos da ansiedade também são significativos: sentimentos de ameaça, perigo, perda de concentração, nervosismo, irritabilidade, inquietação, distúrbios do sono (pesadelos e pesadelos) ou distúrbios de ansiedade e depressão.

Os efeitos comportamentais da ansiedade podem resultar em comportamentos de evitação, comportamentos de raiva ou mesmo roer as unhas e outros comportamentos compulsivos.

NOSSO CONSELHO CONTRA A ANSIEDADE

FIQUE CIENTE DE SUA ANSIEDADE

É muito importante ouvir seu corpo e sua psicologia. A ansiedade, como o estresse, pode se instalar, piorar e se tornar crônica, sem que a pessoa perceba a mudança gradual em sua vida. Muitas pessoas sofrem de ansiedade por ignorância, atribuem isso a meras consequências normais de sua vida profissional e, portanto, deixam de iniciar as mudanças fundamentais que podem ajudá-las a superar seus estados de ansiedade. Tornar-se consciente de sua ansiedade requer, portanto, honestidade, um senso de observação e uma certa coragem diante da idéia de aceitar estar em um estado de sofrimento.

FALAR SOBRE ISSO

Expressar sua ansiedade permitirá que você liberte sua fala e, assim, se beneficie de suas virtudes calmantes , mas também compreenderá melhor sua ansiedade. Isso porque apenas pensar em algo não o força necessariamente a ver com clareza e entendê-lo, mas falar com alguém sobre isso o empurra, quase automaticamente, a tentar se tornar lógico e compreensível para os outros. ouvidos do seu interlocutor. Ao tentar fazer o outro compreender sua ansiedade, você chegará a entendê-la melhor.

APRENDA A RESPIRAR

A ansiedade pode ter o efeito fisiológico de aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração prejudicada, causando falta de ar. Quando você sentir que a ansiedade aumenta, tente respirar profundamente para não privar seu corpo e cérebro de oxigênio. Existem diferentes técnicas de relaxamento respiratório, como a respiração abdominal que aumenta a oxigenação do seu corpo, eles vão permitir que você reduza os efeitos fisiológicos da ansiedade.

DORMA BEM

Manter um sono de boa qualidade é fundamental para o combate à ansiedade, embora ela possa tender a afetar o sono. Para dormir nas melhores condições, você pode seguir estas pequenas dicas:

  • Concentre seus pensamentos em ideias calmantes, não pense em seus problemas diários, mas pense em memórias positivas e repousantes.
  • Reduza a luz ao seu redor para tornar mais fácil para você adormecer.
  • Reduza a frequência cardíaca colocando um sachê de alfazema próximo ou embaixo do travesseiro.