Como recuperar a flora intestinal danificada de forma natural e fácil

A flora intestinal são microrganismos que nos ajudam na digestão. A seguir, mostramos como recuperar a flora intestinal para se sentir melhor.

Todos nós já ouvimos falar da flora intestinal e que, quando ingerimos certas substâncias, como os antibióticos, elas podem afetá-la negativamente. Mas o que é a flora intestinal? É verdade que os probióticos naturais ajudam a protegê-lo ? Quais são os alimentos com probióticos?

Neste artigo, queremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre este tópico, incluindo como podemos recuperar a flora intestinal danificada. Não perca, vamos lá!

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O que é a flora intestinal

A flora intestinal é uma série de bactérias conhecidas como microbiota, que vivem em nossos intestinos . Essas bactérias são mais do que necessárias, pois colaboram durante a digestão na decomposição dos alimentos que comemos.

A questão é que essas bactérias se alimentam ao mesmo tempo em que absorvemos os nutrientes de que tanto precisamos. Bem, em nosso sistema digestivo pode haver até 2.000 espécies diferentes de bactérias, a maioria delas saudáveis ​​e seguras para nós. No entanto, existem 100 outras espécies de bactérias que podem ser perigosas. Por isso, é importante manter uma flora intestinal saudável, pois seu papel é fundamental para o sistema imunológico. Além disso, ajuda-nos a digerir os alimentos e a produzir vitaminas K e B, que estão relacionadas com a saúde mental.

Sintomas que indicam uma flora intestinal danificada

Às vezes é difícil saber quando algo está errado com nossa flora intestinal. No entanto, há uma série de sintomas que podem indicar que está danificado ou alterado, e teremos que começar a trabalhar imediatamente para recuperar sua saúde o mais rápido possível.

Pode ser danificado por diversos motivos, como o consumo de antibióticos, alimentos com muita gordura saturada ou algumas toxinas, como o tabaco. Além disso, a falta de nutrientes, o estresse ou a ingestão de muitos açúcares adicionados, adoçantes artificiais ou gorduras podem afetar a flora intestinal. Alguns dos sintomas mais comuns que indicam que a flora está danificada são:

  • Edema abdominal sem causa aparente e presença de gases.
  • Períodos alternados de constipação e diarréia.
  • Cólicas intestinais, dor no abdômen e desconforto na região da barriga.
  • As fezes e os gases com mau cheiro aumentaram.

Se a flora intestinal perder o equilíbrio, a proteção contra vírus e bactérias diminuirá, aumentando assim a possibilidade de sofrer infecções e doenças.

Como recuperar a flora intestinal danificada

Algo fundamental que devemos fazer para recuperar nossa flora intestinal e reequilibrá-la é mudar completamente seus hábitos alimentares . Para isso, pode-se fazer uso de alguns probióticos naturais e também ingerir alimentos prebióticos.

Os prebióticos servirão de alimento para as bactérias boas, favorecendo o aparecimento de lactobacilos e bifidobactérias no cólon. Os probióticos, por outro lado, são organismos vivos que conseguem repovoar nossa flora. Podemos encontrar prebióticos em alimentos como banana, alcachofra, tomate, trigo integral, cebola ou alho-poró . Em vez disso, os probióticos podem ser encontrados em produtos fermentados, como iogurtes naturais ou kefir de leite.

No entanto, é muito importante que tenhamos uma dieta variada que inclua muitas frutas, vegetais, legumes e sementes. Devemos incluir alimentos como missô, tubérculos e legumes em nossa dieta. Claro, os alimentos ricos em fibras também são nossos aliados para restaurar e manter uma microbiota saudável.

Se pretende recuperar a flora intestinal, mantê-la em bom estado e promover a sua saúde, o mais importante é levar um estilo de vida saudável. Além de uma alimentação saudável e balanceada, pratique atividades físicas e evite maus hábitos como comer muito rápido ou não beber água o suficiente.

Evite o consumo de tabaco e álcool, leve um estilo de vida relaxado, pratique ioga e meditação, mastigue muito bem os alimentos e acrescente à sua dieta alimentos com probióticos, pois contêm bifidobactérias que ajudarão a restaurar e manter o equilíbrio da flora intestinal. Por fim, não coma alimentos que não façam bem a você, mantenha um peso adequado e modere o consumo de café e alimentos flatulentos e refrigerantes.

Por que a flora intestinal pode ser alterada

A flora intestinal é bastante frágil e pode ser alterada por dois fatores: intrínsecos e extrínsecos. Dentre os intrínsecos podemos destacar o envelhecimento, a predisposição hereditária e a própria composição da flora intestinal.

Por outro lado, os fatores extrínsecos seriam aqueles que discutimos na seção anterior: uma dieta incorreta ou desequilibrada com baixa ingestão de fibras, ingestão frequente de antibióticos e hábitos de vida pouco saudáveis. Entre eles, os mais comuns são o estresse, a falta de sono, o sedentarismo e o consumo de tabaco e álcool.

Onde encontrar probióticos naturais

Os probióticos naturais estão presentes em muitos alimentos e bebidas que passaram por um processo de fermentação natural. Alguns dos alimentos com probióticos que você pode incluir em sua dieta e que contêm esses microrganismos são:

  • Iogurte . Deve ser natural e sem aditivos.
  • O queijo cru . Referimo-nos ao feito com leite cru e não pasteurizado.
  • Pepinos em conserva ou em conserva, desde que fermentados.
  • Vegetais fermentados como chucrute .
  • É um produto lácteo fermentado semelhante ao iogurte líquido e contém microrganismos benéficos para a saúde intestinal. Além disso, ajuda a regenerar a flora intestinal.

Outra forma de introduzir esses microrganismos em nossa flora intestinal é tomando suplementos alimentares em cápsulas, líquido ou sachês. Esses suplementos contêm probióticos naturais e seria ideal se eles também incluíssem prebióticos.