Como jogar tênis cotovelo e evitar dois erros que podem atrasar sua recuperação

Cotovelo de tênis ou tendinite de cotovelo é comum a muitos jogadores de tênis, sejam jovens ou idosos. A dor insidiosa e freqüentemente crônica está localizada na área externa (epicondilite) ou interna do cotovelo (cotovelo de golfe).

Foi a partir de várias cartas de leitores pedindo minha opinião sobre o assunto, que decidi compartilhar com vocês minha experiência sobre o assunto. A ignorância da medicina ocidental, que ainda não encontrou a cura milagrosa definitiva, pode realmente levar você a cometer erros e perder tempo.

Não sou absolutamente médico e é apenas a minha experiência pessoal que discutirei nas linhas seguintes. Se você é graduado em medicina ou farmácia, convido-o a postar seus suplementos explicativos (e retificações) nos comentários, eles são bem-vindos. Para os melhores aessórios para jogar tênis acesse: Bola de tênis Delivery

Nota Bene 2: Obviamente, encorajo todos a irem ao médico antes de qualquer ação antitendinite, nem que seja para diagnosticar o problema e certificar-se de que é realmente uma tendinite.

Erro 1: o descanso total é inútil (ou quase)

Geralmente em caso de tendinite recomendamos repouso, antiinflamatórios e gelo.
Lembro-me vividamente de ter tido tendinite (no início dos anos 90) e de receber prescrições de três a seis meses sem jogar tênis todas as vezes. O problema é que, depois de respeitar minha abstinência no tênis, senti quase a mesma dor no cotovelo na reinicialização. Eu deixei você imaginar minha raiva na época (sim, era mesmo raiva, não estou exagerando).

Meu médico de família (ele mesmo um jogador classificado em 15/5) também me perguntou por que eu persistia em pensar sobre minha dor quando estava jogando, quando, em vez disso, podia pensar no oposto cruel que pretendia meu oponente (ele era um especialista em quadra de saibro). 

Era uma piada, mas ele não estava necessariamente errado no sentido de que a tendinite muitas vezes cura sozinha, sem ter encontrado uma explicação lógica (se houve repouso total ou não).

Por outro lado, após conversar recentemente com um médico (jogar tênis), é altamente recomendável reduzir a frequência e a intensidade dos movimentos dolorosos. Por exemplo, se você joga seis vezes por semana batendo como um bruto, você aumentará suas chances de recuperação mudando para duas sessões de jogo moderado por semana.

A este respeito, lembre-se também de baixar a tensão do seu cordão (que será escolhido mais confortável), de escolher uma moldura mais leve (se possível), de dar ao cão as suas bolas murchas e de munir-se de acessórios que lhe permitam reduzir vibrações sofridas pelo braço (pulseira, patch, cotovelo, bandagem, etc.). 

A suspensão total de toda atividade esportiva é, portanto, o primeiro erro, em minha opinião. Ao se privar de um de seus maiores prazeres, você está se prejudicando por nada. Em qualquer caso, o descanso total nunca funcionou para mim.

Sobre a corda 50% dos jogadores amadores jogam com corda do tipo monofilamento (resistente mas muito rígida), enquanto esta corda é reservada para jogadores adultos atléticos que batem na bola violentamente com um grande efeito de levantamento (big breakers).

Erro 2: os antiinflamatórios geralmente são desnecessários.

Devem ser usados ​​com moderação de qualquer maneira (seu abuso leva à formação de buracos no estômago quando ingeridos). A tendinite até agora descrita como inflamação do tendão é agora mais facilmente qualificada pelo termo tendinopatia (por causa de seu aspecto recorrente), seguindo o trabalho do Dr. Nicola Maffulli da Universidade de Aberdeen em 1998¹.

Observando atentamente as imagens obtidas pela ressonância magnética, os especialistas têm visto nos casos de tendinopatia as fibras dos tendões se afinarem, se desprendem e acabam se misturando na maior desordem. Posteriormente, o colágeno que une as fibras passa por um processo de endurecimento. 

Cada estresse que o tendão sofre provoca a produção pelas células tendíneas de matéria sólida e a formação de agregados de glicoproteínas e aminoácidos que enfraquecem o tendão (nódulos que tomam a forma de ponto preto ao microscópio). 

Esse fenômeno é acompanhado pela liberação de neuropeptídeos de dor. A dor então causa uma contração que mantém o ciclo infernal.

O segundo erro é dar confiança absoluta aos antiinflamatórios para curar o cotovelo de tenista, o problema não é necessariamente devido à inflamação.