Como escolher tênis de corrida. 7 fatores a serem considerados

Há algumas semanas, conversamos com você sobre lesões nos joelhos durante a prática de corrida e algumas dicas para evitá-las. Uma dessas chaves foi escolher o tênis de corrida certo.

Até agora tudo bem. Mas então vem a próxima pergunta: o que você deve levar em consideração para escolhê-los? Isso é o que explicamos para você hoje.

Os pontos que indicamos a seguir são aspectos que você deve considerar e valorizar ao escolher tênis de corrida. Mas o que realmente importa é como você se sente ao usá-los .

Dois modelos com as mesmas características objetivas podem causar sensações diferentes ao correr. Não perca de vista e,  se após várias sessões ainda não se sentir confortável, considere trocar o calçado por outro .

E se você comprar online, lembre-se: Você tem o direito de devolvê-los ou trocá-los se não tiver acertado o número, se não se sentir confortável em experimentá-los, etc. Mesmo que haja vendas.

Dito isso, vamos embora.

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Como escolher tênis de corrida? O que você deve ter em mente?

Como o título indica, existem 7 fatores fundamentais que você deve avaliar:

  • Tipo de superfície onde você costuma praticar.
  • Distância que você corre.
  • Se são sapatos para treinar ou para competir.
  • Seu peso
  • A largura do seu pé.
  • O tipo de pegada.
  • Se sofreu uma lesão recente ou tem tendência para uma lesão específica.

Em que superfície você corre

Como vimos no artigo sobre lesões nos joelhos , correr em solo macio não é o mesmo que correr em solo duro. Se você normalmente corre no asfalto, seus sapatos precisam de mais amortecimento do que se você costuma correr em estradas de terra. Nestes, o mais importante é a estabilidade do piso.

As estradas de terra de um parque, praticamente lisas, não são iguais a caminhos naturais com pedras, buracos e irregularidades. Neste segundo caso, você precisa do seu tênis de corrida para fornecer um bom suporte para os pés.

Se você está entre aqueles que preferem praticar fora de pista, correr em trilhas de montanha ou muito irregulares, opte por um calçado especialmente desenhado para a corrida em trilha . Se for praticar em condições extremas como chuva forte, neve ou gelo, certifique-se de que a pegada é imbatível e opte por aquelas que possuem algum tipo de material protetor para manter o pé seco, como o Gore Tex .

Escolher tênis de corrida para a distância percorrida

Não é a mesma coisa correr alguns quilômetros algumas vezes por semana do que uma maratona. No caso de longas distâncias, é especialmente importante que você escolha  sapatos com bom amortecimento e que sejam o mais confortáveis ​​possível.

Na realidade, o conforto deve ser sempre um fator determinante . Se seus sapatos forem desconfortáveis, você acabará parando de praticar porque não se sente confortável para fazê-lo.

Treinamento ou competição

Durante um treino, o mais importante é sentir-se bem com o calçado para que não o leve ao abandono, principalmente se está a começar. Nesse caso, o peso do calçado não importa tanto se ele apóia o pé corretamente e ajuda a aperfeiçoar sua técnica. Ter uma boa flexibilidade também contribuirá para uma melhor flexibilidade . Lembre-se de que a técnica adequada também evita lesões.

Se você compete, o mais importante é o desempenho durante a corrida . Certamente você já pratica há algum tempo, tem músculos mais desenvolvidos e sua técnica é boa. Os sapatos com baixo peso são a melhor escolha. Na verdade, quanto melhor técnica você tiver, mais leves você deve escolhê-los . A flexibilidade deixou de ser um fator importante e, com poucas exceções, pode-se recorrer a uma queda menor (diferença de altura entre calcanhar e dedo do pé).

Seu peso. Tenha cuidado ao escolher tênis de corrida com peso de 90 kg ou mais

Já discutimos isso quando falamos sobre prevenção de lesões. Quanto mais peso corporal, maior o impacto durante as passadas e, portanto, mais sujeito a lesões.

Se você pesa mais de 85-90 quilos, um bom amortecimento não é negociável . Não importa onde você corra ou por quanto tempo, você precisa de sapatos com um bom sistema de amortecimento e, se possível, uma entressola feita de um material um pouco mais duro, como espuma. Aqueles que têm algum sistema de amortecimento adicional no calcanhar e dedo do pé também são recomendados. Uma boa opção é o Asics Gel-Nimbus .

A largura do seu pé

Pode parecer bobagem, mas você não precisa do mesmo tênis de corrida se tiver pés largos ou estreitos.

No primeiro caso, é muito importante que opte por um calçado mais largo e com alguma folga. Não aperte para evitar bolhas. Se for mulher, pode optar por usar modelos masculinos. Existem também sapatos com larguras especiais, como os diferentes Nike Air Zoom .

Embora seja menos frequente, se tiver um pé muito estreito, deve escolher modelos mais justos que se adaptem bem a ele e não o deixem sem um apoio adequado.

Seu tipo de banda de rodagem (Pronadora, Neutra ou Supinadora)

Certamente mais de uma vez você leu ou ouviu os termos supinador e pronador ao procurar informações sobre tênis de corrida. É exatamente por isso que você provavelmente sabe o que queremos dizer, mas ainda vamos explicar muito rapidamente.

Quando o pé está apoiado no chão, naturalmente, o tornozelo dá uma certa volta que afeta a direção do pé. Isso pode ser mantido reto (pegada neutra), voltado para dentro (pegada do pronador) ou para fora (supinador). Em inglês, esses termos são chamados de pronação normal , overpronation e underpronation . É por isso que algumas lojas online usam os termos pronação normal ou neutra e pronação excessiva . Sim, eles geralmente usam o termo supinação.

Em princípio, nenhum deles é bom ou mau. É simplesmente a maneira como seu pé busca amortecer o peso.

É comum que esse aspecto receba grande importância na hora da compra do calçado, gerando muita confusão entre quem começa a correr. No entanto,  não é um fator tão determinante quanto pode parecer .

Uma boa maioria das pessoas apresenta pronação em maior ou menor grau . Por ser um gesto que se pronuncia à medida que o cansaço aumenta, é frequente que mesmo as pessoas com pegada neutra acabem pronando-se ligeiramente. Pelo contrário,  quase não existem supinadores (que giram o pé para fora).

Se você tem uma pegada pronada e sapatos neutros estão causando desconforto, você precisa de um especificamente para o seu tipo de pegada . Nesse sentido, uma opção que você sempre acertará é o Asics Gel-Kayano .

Se já tem calçado neutro, pode optar pelo uso de palmilha, embora neste caso o mais adequado seja ir a um especialista e utilizá-lo.

Lesões

É importante que você leve em consideração se sofreu alguma lesão recentemente ou, principalmente, se tem tendência a sofrer uma . Neste último caso, você deve ir a um especialista para avaliar a melhor forma de evitá-lo no futuro.

Mesmo assim, é necessário que você tenha isso em mente ao escolher seu tênis de corrida . Por exemplo, se você tende a sofrer de sobrecarga nas panturrilhas, uma queda alta de 10 ou 12 milímetros é conveniente. Ou se você tem tendência a torcer o tornozelo, procure aqueles que ofereçam um bom suporte e estabilidade.

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