6 etapas para escolher tênis de corrida

Sabemos que quando você começar a se exercitar, precisará dos acessórios certos e aqui você poderá encontrá-los. Observe essas dicas ao comprar tênis de corrida em nossa loja.

Identifique o tipo de sapato

Na hora de escolher o calçado tem três opções, primeiro comprar calçado para corrida de rua, outra para corrida em campo aberto (trailrunning) e também para treino cruzado que é mais focado no exercício indoor.

Os tênis de corrida de estrada são ideais para pavimentos, superfícies de concreto ou asfalto, com apenas algumas irregularidades. Devem ser leves e flexíveis, com amortecimento ou com opção de estabilização do pé.

Em vez disso, os tênis para corrida em trilha são usados ​​para correr em estradas de terra ou lama, em rotas off-road. Devem ter uma sola mais grossa, para uma tração mais sólida. Além disso, são reforçados para oferecer estabilidade, suporte e proteção à planta do pé.

Outra opção são os calçados cross-training, ideais para ginástica, exercícios crossfit ou qualquer outro tipo de atividade onde você tenha mais contato com o solo.

Depois de decidir qual sapato você precisa, continue com as etapas a seguir. Assim poderá escolher o calçado mais confortável para realizar a sua atividade desportiva preferida.

Determine o seu tipo de pé

Se você quiser comprar sapatos que se encaixem muito bem, é melhor medir o comprimento e a largura usando um dispositivo Brannock . Assim, você pode realmente saber qual é o seu tamanho.

Leve em consideração que os pés mudam, então você deve medir seus pés com frequência. O pé muda à medida que envelhecemos, por isso é ideal medir-se duas vezes por ano. Além disso, ao comprar, leve em consideração que os tamanhos variam entre as marcas.

Além disso, verifique o arco do pé fazendo o teste de papel com água. É muito simples, você tem que molhar o pé, ficar em cima de uma folha de papel. E reveja a impressão que fica, no infográfico ao final do texto você verá detalhes sobre como as diferentes impressões ficam na folha.

Os tipos de arco do pé são:

  • Arco alto. Isso vai deixar um traço com uma curva.
  • Arco médio. Isso deixará uma marca entre o arco alto e o arco baixo.
  • Arco baixo. O pé ficará quase totalmente marcado no papel.
  • Pé plano, sem arco. Você saberá que tem este tipo de arco se com o teste anterior deixar toda a pegada no papel.

Observe o movimento de seus tornozelos

A pronação afeta o movimento lateral do pé, pois empurra o pé para a frente. Absorve o choque e reduz a pressão nas articulações. Refere-se a como o pé do corredor está apoiado lateralmente. Existem diferentes tipos de pronação:

  • Supinação: é quando o tornozelo sai.
  • Pronação neutra: é um padrão neutro em que os tornozelos são mantidos retos.
  • Sobrepronação: é a predisposição dos tornozelos para dentro.

Use as informações para escolher seus tênis de corrida

Se você tem um arco alto e pronação normal, pode escolher sapatos normais ou neutros . Eles são projetados para manter o pé alinhado. Ideal para corredores neutros, eles absorvem choques e fornecem suporte de arco médio.

Se você tem um arco normal, a pronação normal deve optar por uma estabilidade ( estabilidade ) no calçado . São sapatos com amortecimento, macios mas firmes. Eles ajudam a estabilizar o movimento do pé, daí seu nome.

Com um arco alto e um pé supinador, você precisará de sapatos acolchoados . Estes sapatos têm salto de 12 milímetros.

Enquanto se você tem pés chatos e pronação severa ou moderada, o ideal é que você compre calçados de controle de movimento.

Ao comprar tênis adidas, você deve se certificar de que pelo menos um dedo se encaixe entre as pontas dos dedos e a ponta do tênis. Porque quando há muita circulação sanguínea, o pé tende a inchar e escorregar com os passos, você não quer sofrer esfoladuras nos dedos com a fricção.

Outras opções de calçados são os minimalistas, muito leves, com pouco ou nenhum arco e apoio do calcanhar. Eles querem que você corra com mais naturalidade. Existem também tênis de corrida descalços, que fornecem proteção mínima contra possíveis danos ao solo; muitos deles não são acolchoados no calcanhar.

Faça o teste de flexibilidade do calçado

Com o tênis em mãos você pode fazer um teste de flexão com ele, pegar o dedo do pé e dobrar para trás. Uma boa flexão permite que a ponta dobre, mas não muito, a dobra deve ser antes dos atacadores.

Flexão excessiva, se dobrar no meio, se toda a ponta do sapato estiver dobrada para trás, não é a melhor opção.

Pontos a não esquecer

Opte sempre por um calçado que se adapte bem , deverá saber o tamanho que escolher para o calçado de corrida, isso lhe dará maior estabilidade.

Prefira também um modelo que indique que é resistente à água, isso o ajudará a ter um melhor desempenho em dias de chuva.

Se você vai correr em outro terreno que não asfalto, procure calçados com melhor tração, você evitará quedas ou tropeços que podem resultar em lesões. Nesse caso, ele prefere os sapatos de corrida em trilha que mencionamos no primeiro ponto.

Se você costuma correr à noite, prefere tecidos reflexivos, para que os veículos e outros corredores o recebam. Nesse caso, opte também por roupas em cores neon, são uma excelente opção e também estão na moda.

Compre dois pares de tênis de corrida , que você pode trocar regularmente. Isso permite garantir um bom equilíbrio e menos lesões. Além disso, os sapatos com tempo para arejar podem necessitar de menos trabalho de limpeza, não ficarão com os maus cheiros de suor.

As meias também são importantes ao usar tênis de corrida. Não compre a opção mais barata, misturas de acrílico ou sintético podem ser a melhor opção porque mantêm sua forma e também permanecem secas. Este tipo de meia é confortável e evita o mau cheiro. Considere comprar alguns específicos para correr, que se adaptem às suas necessidades.

Algumas técnicas de limpeza

Aprenda a lavar suas roupas esportivas e sapatos. Sabemos que depois de terminar de calçar os sapatos, correr, com certeza vai querer tirá-los quando chegar em casa. Mas, nunca faça isso sem desamarrar os laços. Isso os impedirá de esticar e perder sua forma natural.

Quando você calça seus sapatos para se exercitar, você transpira. Existem maneiras de evitar odores. Retire as palmilhas e coloque um pouco de bicarbonato de sódio no tênis. Deixe agir à noite e retire pela manhã. Outra opção é colocar um pouco de vinagre de vinho branco dentro dos sapatos e deixá-los secar ao ar.

Se você correu na chuva ou lavou os sapatos, a melhor opção para secarem bem é colocar jornal dentro dos sapatos e deixá-los secar ao ar. Colocá-los próximo ao aquecedor ou na secadora é uma má ideia, pois pode danificar a cola do calçado e esticar os componentes.

Se você deseja prolongar a vida útil de seus tênis de corrida, use-os apenas para correr, não para outros esportes ou para fazer compras ou com amigos. Usá-los para outros propósitos os fará estragar mais rápido.

Últimas dicas para escolher tênis de corrida

Comprar tênis de corrida baratos é uma economia que vai custar caro a longo prazo. As opções mais baratas geralmente não funcionam bem e podem causar problemas nos pés e nas pernas. Se o seu orçamento não chega para os mais caros, procure os de gama média, de marcas reconhecidas como Adidas, Nike, Asics , Reebok, Mizuno, entre outras.

Não compre tênis de corrida em segunda mão. Com o tempo, eles perdem elasticidade e o plástico fica danificado.

Saiba quando seus sapatos velhos expiram. Os tênis de corrida geralmente duram entre 400 e 500 milhas antes de serem danificados. Se você começar a sentir dores nas articulações mais cedo, pode ser porque elas já estão danificadas.

Se depois de comprar seus sapatos eles não ficarem tão confortáveis ​​quanto você esperava, você pode optar por colocar palmilhas internas, o que o ajudará a se sentir mais confortável, lhe dará mais suporte e terá uma aparência melhor. É uma opção econômica que te ajudará muito.

Escolher tênis de corrida de acordo com as características do seu pé e seus objetivos como atleta o ajudará a ter um melhor desempenho e evitar lesões. Que tipo de tênis você usa? Você realmente conhece o seu pé? Conte-nos sobre suas preferências em calçados para a prática de esportes.