6 benefícios de uma dieta vegana para a saúde

As dietas veganas são conhecidas por ajudar as pessoas a perder barriga.

No entanto, eles também oferecem uma série de benefícios adicionais à saúde.

Para começar, uma dieta vegana pode ajudá-lo a manter um coração saudável.

Além do mais, esta dieta pode oferecer alguma proteção contra o diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Aqui estão 6 benefícios científicos das dietas veganas.

1. Uma dieta vegana é mais rica em certos nutrientes

Se você mudar de uma dieta ocidental típica para uma dieta vegana , eliminará a carne e os produtos animais.

Isso inevitavelmente o levará a confiar mais em outros alimentos. No caso de uma dieta vegana de alimentos integrais, as substituições tomam a forma de grãos inteiros, frutas, vegetais, feijões, ervilhas, nozes e sementes.

Uma vez que esses alimentos constituem uma proporção maior de uma dieta vegana do que uma dieta ocidental típica, eles podem contribuir para uma maior ingestão diária de certos nutrientes benéficos.

Por exemplo, vários estudos relataram que as dietas veganas tendem a fornecer mais fibras, antioxidantes e compostos vegetais benéficos. Eles também parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E.

No entanto, nem todas as dietas veganas são criadas iguais.

Por exemplo, dietas veganas mal planejadas podem fornecer quantidades insuficientes de ácidos graxos essenciais, vitamina B12, ferro, cálcio, iodo ou zinco.

É por isso que é importante ficar longe de opções veganas pobres em nutrientes e fast-food. Em vez disso, baseie sua dieta em torno de plantas inteiras ricas em nutrientes e alimentos fortificados. Você também pode querer considerar suplementos como a vitamina B12.

Conclusão:

As dietas veganas com alimentos integrais são geralmente mais ricas em certos nutrientes. No entanto, certifique-se de obter todos os nutrientes de que seu corpo precisa.

2. Pode ajudar a perder o excesso de peso

Um número cada vez maior de pessoas está adotando dietas baseadas em vegetais na esperança de se livrar do excesso de peso.

Talvez seja por um bom motivo .

Muitos estudos observacionais mostram que os veganos tendem a ser mais magros e têm índices de massa corporal (IMC) mais baixos do que os não veganos.

Além disso, vários estudos randomizados controlados – o padrão ouro em pesquisas científicas – relatam que as dietas veganas são mais eficazes para a perda de peso do que as dietas com as quais são comparadas.

Em um estudo, uma dieta vegana ajudou os participantes a perder 4,2 kg a mais do que uma dieta controle durante um período de estudo de 18 semanas.

Curiosamente, os participantes da dieta vegana perderam mais peso do que aqueles que seguiram dietas com restrição calórica, mesmo quando os grupos veganos puderam comer até se sentirem satisfeitos.

Além do mais, um pequeno estudo recente comparando os efeitos da perda de peso de cinco dietas diferentes concluiu que as dietas vegetarianas e veganas eram tão bem aceitas quanto as dietas semivegetarianas e ocidentais padrão.

Mesmo quando não estavam seguindo suas dietas perfeitamente, os grupos vegetarianos e veganos ainda perdiam um pouco mais de peso do que aqueles em uma dieta ocidental padrão.

Conclusão:

As dietas veganas têm uma tendência natural de reduzir a ingestão de calorias. Isso os torna eficazes na promoção da perda de peso sem a necessidade de se concentrar ativamente no corte de calorias.

3. Parece reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar a função renal

Tornar-se vegano também pode trazer benefícios para o diabetes tipo 2 e declínio da função renal.

Na verdade, os veganos tendem a ter níveis mais baixos de açúcar no sangue, maior sensibilidade à insulina e um risco até 50-78% menor de desenvolver diabetes tipo 2.

Estudos relatam até que as dietas veganas reduzem os níveis de açúcar no sangue em diabéticos mais do que as dietas da American Diabetes Association (ADA), American Heart Association (AHA) e National Cholesterol Education Program (NCEP).

Em um estudo, 43% dos participantes que seguiram uma dieta vegana foram capazes de reduzir a dosagem de medicamentos para baixar o açúcar no sangue, em comparação com apenas 26% no grupo que seguiu uma dieta recomendada pela ADA.

Outros estudos relatam que diabéticos que substituem a proteína vegetal pela carne podem reduzir o risco de insuficiência renal.

Além do mais, vários estudos relatam que uma dieta vegana pode ser capaz de fornecer alívio completo dos sintomas da polineuropatia distal sistêmica – uma condição em diabéticos que causa dor aguda e ardente.

Conclusão:

As dietas veganas podem reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Eles também são particularmente eficazes na redução dos níveis de açúcar no sangue e podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de outros problemas médicos.

4. Uma dieta vegana pode proteger contra certos tipos de câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um terço de todos os cânceres podem ser prevenidos por fatores sob seu controle, incluindo dieta.

Por exemplo, comer legumes regularmente pode reduzir o risco de câncer colorretal em cerca de 9–18%.

A pesquisa também sugere que comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia pode diminuir o risco de morrer de câncer em até 15%.

Os veganos geralmente comem consideravelmente mais legumes, frutas e vegetais do que os não veganos. Isso pode explicar porque uma revisão recente de 96 estudos descobriu que os veganos podem se beneficiar com um risco 15% menor de desenvolver ou morrer de câncer.

Além do mais, as dietas veganas geralmente contêm mais produtos de soja, o que pode oferecer alguma proteção contra o câncer de mama.

Evitar certos produtos de origem animal também pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata, mama e cólon.

Isso pode ser porque as dietas veganas são desprovidas de carnes fumadas ou processadas e carnes cozidas em altas temperaturas, que se acredita promover certos tipos de câncer.

Os veganos também evitam laticínios, que alguns estudos mostram que podem aumentar ligeiramente o risco de câncer de próstata.

Por outro lado, também há evidências de que os laticínios podem ajudar a reduzir o risco de outros tipos de câncer, como o câncer colorretal. Portanto, é provável que evitar laticínios não seja o fator que reduz o risco geral de câncer dos veganos.

É importante observar que esses estudos são de natureza observacional. Eles tornam impossível identificar a razão exata pela qual os veganos têm um risco menor de câncer.

No entanto, até que os pesquisadores saibam mais, parece sensato se concentrar em aumentar a quantidade de frutas frescas, vegetais e legumes que você come todos os dias, limitando o consumo de carne processada, defumada e cozida demais.

Conclusão:

Certos aspectos da dieta vegana podem oferecer proteção contra câncer de próstata, mama e cólon.